segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

TUTORIAL: CALCULO DE ÁREA EM FIGURAS CIRCULARES

Oi galera! Os tutoriais estão ficando super bacanas e eu espero que vcs gostem! Hoje eu vim responder uma das dúvidas que chegaram pra mim por e-mail. A questão era o seguinte: 'existe um comando chamado "Area" que calcula a área de uma figura a partir de pontos desta figura, mas quando um dos lados da figura é circular, como se faz para que esta área seja calculada precisamente, sem ter que escolher clicar pontos sobre a curva??
 
Em 1º lugar verifique se o comando DYN está selecionado. Clique na tela e digite o comando PEDIT para transformar o desenho em polyline (linha contínua) e pressione ENTER.


 No quadro azul que apareceu aperte a seta do tecladodirecionada para baixo. Em seguida aparecerá a opção MULTIPLE com uma bolinha preta ao lado. Tecle ENTER novamente.


Selecione as linhas que formam a figura desejada e tecle enter.


Verifique se a resposta está 'Y'. Ela indica que você deseja converter em uma unica linha. Aperte enter.
  
 Selecione a opção 'JOIN' e pressione enter 3 vezes.
Verifique se o desenho se transformou em um só traço.


Selecione o comando ÁREA e aperte ENTER. 
Em seguida digite a letra O de 'object' e pressione ENTER. 


Selecione a polyline e o resultado de área e perímetro aparecerá automaticamente ao lado do cursor e na área de comando na parte inferior da tela.

Você também pode usar a opção boundary no lugar da polyline.




Neste caso, digite a palavra boundary e tecle enter. No quadro 'boundary creation' selecione PICK POINTS e clique na região desejada e aperte ENTER. 
Obs: não esqueça de apagar as linhas que estão embaixo pois o boundary duplica as linhas antes de uni-las.
Clique no comando área e siga o procedimento anterior.

QUAL DOS DOIS USAR??
Mesmo que pareça mais fácil , utilizar o boundary para calcular a área não é tão preciso. A figura que eu utilizei para demonstrar nao tem detalhes internos. O boudary se confunde um pouco e as vezes acaba apresentando uma dificuldade maior.

Espero que seja de grande ajuda!
Beijão e não esqueçam de mandar as dúvidas!!


2 comentários:

  1. Deu certissimo! vlw pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. meu pai ta começando a trabalhar com auto cad so q ele ta com muitas duvidas. primeiro ele faz o desenho na tela preta. na hora de imprimir o detalhe ele queria passar pra outra escala mas fica tudo na mesma escala. e a outra duvida o Acad desenha em que unidade de medida?
    quando ele digita uma linha de tamanho 5 seria 5 milimetros?

    ResponderExcluir