terça-feira, 21 de julho de 2009

Alternativas

Havia um tempo em que as casas eram projetadas e seus objetos também, tendo cada coisinha o seu lugar determinado pelo arquiteto.Uma coisa que sempre me chamou muito a atenção foi a quantidade de grandes arquitetos relacionados com design de móveis. Além de me interessar muito tanto a parte do design, quanto a parte de planejamento, esse é mais um fator positivo para a profissão, pois demonstra a variabilidade que ela ofereçe. Algumas peças tornaram-se clássicos do design mundial.
Dentre os arquitetos que exerceram isso está o meu querido Mies van der rohe (1886 /1969), que em 1920 criou uma poltrona que tornou-se um ícone do design e claro sonho de consumo de MUITOS!
Poltrona Barcelona de Mies Van Der Rohe. Hoje o mesmo modelo com os devidos direitos autorais, está em torno de R$3.500,00. =(
Este modelo também é de Mies e é bem comum. Até no The Sims encontramos um modelo semelhante. Essa está em torno de R$ 1.400,00.

Marcel Breuer (1902 / 1981) um arquiteto e designer hungaro também fez modelos muito conhecidos que são marcados pelo seu design que transforma os vértices em curvas! (maraaa!)

A preta sai mais 'em conta' que as coloridas, estando em torno dos $1000,00. Assim como as outras também existem cópias com valor mais acessivel e que não deixam de ser interessantes.

Falando sobre arquitetos, não posso deixar de citar o meu querido Frank Gehry (L),mesmo porque, foi lendo um livro sobre ele que eu começei a notar a 'história das cadeiras'.
Os modelos dele são tão 'divertidos' quanto suas construções. São coloridos, com formas super diferentes e materiais alternativos ( existem até salas feitas de papelão) .Eu ainda não encontrei por aqui, talvez por ele ser um arquiteto mais atual. Provavelmente tem... Basta encontrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário